A Saint-Gobain nasceu em 1665, como parte de uma estratégia do Rei Luis XIV e de Colbert, com o objetivo de restaurar a economia na França. No mesmo ano foi responsável pela construção dos espelhos do Palácio de Versalhes. A Compagnie de Saint-Gobain quebrou as tradições de fabricação da época criando uma indústria para a produção de vidro. Desde então, diversificou suas atividades implantando-se em todas as regiões do mundo.
Hoje, a Saint-Gobain é um grupo multinacional, líder mundial nos diversos ramos de atividade em que atua, que transforma materiais (vidro, cerâmica, plástico, ferro fundido, gesso, entre outros) em produtos avançados para o uso no nosso dia a dia. E continua desenvolvendo, em ritmo acelerado, olhando sempre para o futuro, para atender a um mercado moderno com necessidades cada vez mais complexas e exigentes. Recentemente, avançou no campo da distribuição de materiais de construção e, nesta atividade, já é líder europeu.
A Saint-Gobain está presente em mais de 50 países e entre as 100 principais corporações industriais do mundo, com uma força de trabalho de mais de 180 mil pessoas nas mais de 1.200 empresas que fazem parte do Grupo pelo mundo. No Brasil atua desde 1937, presente em todo o território nacional, com 13 empresas operacionais, 51 unidades industriais, 12 mil funcionários e um faturamento anual de R$ 5 bilhões.
Com uma organização descentralizada, a Saint-Gobain opera com cinco Setores de Negócio: Distribuição de Materiais de Construção; Materiais de Alta Performance; Vidro Plano; Embalagem e Produtos para Construção. Cada Setor de Negócio gerencia sua própria estratégia global. Delegações, que reúnem um ou vários países, representam o Grupo Saint-Gobain localmente e coordenam as ações de todas as empresas. O Brasil faz parte da Delegação Geral Brasil e Argentina, que coordena as atividades do Grupo no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
No Setor de Produtos para Construção, além das já existentes linhas de Argamassas, Canalização, Isolamento e Produtos para Uso Externo, com a aquisição do Grupo BPB em dezembro 2005, ocorreu uma renovação de mercado consideravelmente importante para a Saint-Gobain, fortalecendo sua posição em setores de forte sinergia como o do Gesso com o do Isolamento, levando o Grupo à liderança mundial em soluções para ambientes internos.
Tanto o segmento de novas construções como o de reformas é atendido por este Setor, responsável pela fabricação de materiais para revestimentos externos, telhados, canalização e construção de estradas, além de soluções para interiores, como lã de vidro e placas de gesso para drywall.